domingo, 4 de outubro de 2009

História do Handebol, Fundamentos, Posições, Jogo e Objetivo




História ~


O handebol foi inventado pelo professor alemão Karl Schellenz, durante a Primeira Guerra Mundial. Primeiramente, o esporte era praticado por moças, nos arredores de Berlim. Os campos mediam 40mX20m. Após a expansão do tamanho do campo, o handebol começou a ser praticado por homens, e se espalhou por toda a Europa.

Em 1927 foi criada a F.I.H.A. (Federação Internacional de Handebol Amador). Porém, em 1948, os suecos oficializaram o Handebol de Salão apenas para 7 jogadores por equipe, passando o nome de F.I.H.A. para F.I.H. (Federação Internacional de Handebol). Obs.: Antes, eram 11 jogadores por equipe.

Em 1933, foi criada a Federação Alemã, que introduziu o Handebol nos Jogos Olímpicos de Berlim. Em 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, porém, o esporte já era praticado no país desde 1930.

Jogo ~


Em cada jogo, confrontam-se duas equipes. Os jogadores devem estar uniformizados e o número da camisa deve ser vísivel e obrigatório. Cada equipe é composta por 12 jogadores, sendo 6 em quadra, 1 goleiro e o restante reserva. A duração de cada tempo é 30 minutos, com intervalo de 10 minutos.

O número de substituições é ilimitado, porém devem ser feitas em um espaço de 4,45m, partindo da linha central da quadra.



Objetivo ~



O objetivo principal é ultrapassar o adversário através de toques, até atingir a meta adversária, marcando um ponto caso a bola ultrapasse a linha do gol.



Posições ~



ARMADOR : É a 'locomotiva' do time. Ele está no centro do ataque. Este é geralmente o jogador mais experiente do time. Deve saber arremessar com força e um grande repertório de passes. Também tem ue ter uma visão de jogo, para se adaptar a defesa do adversário.

MEIA: É o 'combustível' do time. Possui os arremessos mais fortes, e são, geralmente, os mais altos do time. Existem jogadores fora da média, porém, com arremessos fortes e técnicas muito apuradas.



PONTA: Começam as jogadas de ataque. São os mais agéis do time e devem possuir capacidade de arremessar em ângulos fechados. Os arremessos dos pontas podem não serem muito fortes, porém, são os que possuem mais habilidade e mira. São os mais perigosos no contra-ataque.

PIVÔ: É o 'coringa' do time. O objetivo do pivô é abrir espaço da defesa adversária para seus companheiros atacarem em distâncias menores, ou se posicionarem estrategicamente, para que ele tambpem possa atacar a bola para o gol. O pivô possui o maior repertório de arremessos do time, pois ele deve passar pelo goleiro e marcar o gol sem fazer arremessos com muita força, com jogadas RÁPIDAS.

GOLEIRO: O goleiro não é apenas um jogador de defesa, mas também, um importante armador de contra-ataques.

Fundamentos ~

* Finta: É a ação que o jogador realiza para dirigir os movimentos do defensor numa direção falsa, desviando a atenção do adversãrio, causando-lhe desiquilíbrio.
* Drible: Impulsiona e dirigi a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma.
* Progressão : Deslocar-se na quadra, de um lugar para o outro, de posse de bola, obedecendo as regras do jogo no que diz a respeito de MANEJO DE BOLA.
* Arremesso: Enviar a bola em direção ao gol adversário, aplicando certa força, com objetivo de executar um gol.
* Passe: Passar a bola para seus companheiros de equipe. Geralmente usado na finalização, perto de fazer um gol.
* Recepção: Receber a bola, amortecendo e retendo-a de forma adequada.

5 comentários: