domingo, 4 de outubro de 2009

História do Handebol, Fundamentos, Posições, Jogo e Objetivo




História ~


O handebol foi inventado pelo professor alemão Karl Schellenz, durante a Primeira Guerra Mundial. Primeiramente, o esporte era praticado por moças, nos arredores de Berlim. Os campos mediam 40mX20m. Após a expansão do tamanho do campo, o handebol começou a ser praticado por homens, e se espalhou por toda a Europa.

Em 1927 foi criada a F.I.H.A. (Federação Internacional de Handebol Amador). Porém, em 1948, os suecos oficializaram o Handebol de Salão apenas para 7 jogadores por equipe, passando o nome de F.I.H.A. para F.I.H. (Federação Internacional de Handebol). Obs.: Antes, eram 11 jogadores por equipe.

Em 1933, foi criada a Federação Alemã, que introduziu o Handebol nos Jogos Olímpicos de Berlim. Em 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, porém, o esporte já era praticado no país desde 1930.

Jogo ~


Em cada jogo, confrontam-se duas equipes. Os jogadores devem estar uniformizados e o número da camisa deve ser vísivel e obrigatório. Cada equipe é composta por 12 jogadores, sendo 6 em quadra, 1 goleiro e o restante reserva. A duração de cada tempo é 30 minutos, com intervalo de 10 minutos.

O número de substituições é ilimitado, porém devem ser feitas em um espaço de 4,45m, partindo da linha central da quadra.



Objetivo ~



O objetivo principal é ultrapassar o adversário através de toques, até atingir a meta adversária, marcando um ponto caso a bola ultrapasse a linha do gol.



Posições ~



ARMADOR : É a 'locomotiva' do time. Ele está no centro do ataque. Este é geralmente o jogador mais experiente do time. Deve saber arremessar com força e um grande repertório de passes. Também tem ue ter uma visão de jogo, para se adaptar a defesa do adversário.

MEIA: É o 'combustível' do time. Possui os arremessos mais fortes, e são, geralmente, os mais altos do time. Existem jogadores fora da média, porém, com arremessos fortes e técnicas muito apuradas.



PONTA: Começam as jogadas de ataque. São os mais agéis do time e devem possuir capacidade de arremessar em ângulos fechados. Os arremessos dos pontas podem não serem muito fortes, porém, são os que possuem mais habilidade e mira. São os mais perigosos no contra-ataque.

PIVÔ: É o 'coringa' do time. O objetivo do pivô é abrir espaço da defesa adversária para seus companheiros atacarem em distâncias menores, ou se posicionarem estrategicamente, para que ele tambpem possa atacar a bola para o gol. O pivô possui o maior repertório de arremessos do time, pois ele deve passar pelo goleiro e marcar o gol sem fazer arremessos com muita força, com jogadas RÁPIDAS.

GOLEIRO: O goleiro não é apenas um jogador de defesa, mas também, um importante armador de contra-ataques.

Fundamentos ~

* Finta: É a ação que o jogador realiza para dirigir os movimentos do defensor numa direção falsa, desviando a atenção do adversãrio, causando-lhe desiquilíbrio.
* Drible: Impulsiona e dirigi a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma.
* Progressão : Deslocar-se na quadra, de um lugar para o outro, de posse de bola, obedecendo as regras do jogo no que diz a respeito de MANEJO DE BOLA.
* Arremesso: Enviar a bola em direção ao gol adversário, aplicando certa força, com objetivo de executar um gol.
* Passe: Passar a bola para seus companheiros de equipe. Geralmente usado na finalização, perto de fazer um gol.
* Recepção: Receber a bola, amortecendo e retendo-a de forma adequada.

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. muito bom, muito obrigada .

    ResponderExcluir
  3. ta um pouco imcompleto mas ta bom me ajudou um pouco

    ResponderExcluir
  4. muito bom!!! meu filho usou para fazer o trbalho de educação física dele... Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns me ajudou muito no trabalho de educação física.★★★★★♡♡

    ResponderExcluir
  6. Parabéns , muito mais compreensível do que outros saites...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. gostei vai me ajudar muito no meu trabalho da escola

    ResponderExcluir
  12. Você copiou o conteúdo de outro site!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir